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Tenha foco nas necessidades dos clientes


Entender como os consumidores se relacionam com produtos, serviços, marcas e, principalmente, como eles fazem suas escolhas pode fazer toda a diferença na hora de colocar estratégias de produção e comercialização em prática, principalmente em tempos de economia desacelerada.

O comportamento do consumidor é caracterizado pelas atividades mentais e emocionais que ocorrem no momento da seleção, da compra e do uso dos produtos e serviços. Muitas variáveis influenciam esse comportamento. Gerir o negócio, por menor que seja, deve sempre considerar os desejos e as necessidades do consumidor, além de orientar adequadamente as ofertas para o mercado, sem se esquecer dos aspectos sociais e culturais mas também da conjuntura que o país vive.

Empreendedores que atuam em segmentos que atendem às necessidades básicas dos consumidores não devem sentir tanto os impactos resultantes da possível continuidade da desaceleração da economia. Os cortes no consumo familiar começam pelos itens menos necessários. Em períodos difíceis, a tendência é a de se fazer compras menores e mais frequentes em lojas do próprio bairro, assim como os reparos em veículos e consertos de equipamentos de informática.

Dados acumulados nos últimos anos comprovam que os pequenos negócios têm papel anticíclico importante. Mesmo em tempos mais difíceis são capazes de sustentar níveis importantes de geração de emprego e renda. Isso é possível porque o segmento tem maior agilidade para adaptação às condições do mercado. Como trabalham, por exemplo, com pouco estoque, podem recompor a oferta, com leque de produtos mais adequado às condições momentâneas do bolso da clientela.

Para saber mais, acesse www.sebraecom.br e digite, no campo pesquisa, Estudo do Cliente.

Fonte: PEGN

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