Newsletter Indique
ÁREA DO CLIENTE

Login:

Senha:

Esqueci a senha
Novo área do cliente

CINCO ATITUDES PRODUTIVAS PARA SUCESSORES DE EMPRESAS FAMILIARES


Pesquisa do Sebrae mostra que as empresas familiares são 90% do total das empresas brasileiras.

Leia conselhos preciosos de especialistas sobre como manter uma empresa familiar nos eixos, primando pelo sucesso sem perder a união e a harmonia.

1. Ter interesse verdadeiro pelo negócio da família:

Se tiver interesse e capacitação adequada ao tipo de negócio, recomendamos FICAR NA EMPRESA da família e assumir de forma positiva e produtiva a função mais adequada à sua formação....Se não tiver interesse, sendo capacitado ou não, será mais adequado DEIXAR A EMPRESA. Com tal atitude, abrirá espaço para executivos ou outros parentes que tenham interesse e possam somar talentos na empresa. O fator mais importante para ser integrado ao negócio familiar é ter vontade de usar os conhecimentos e habilidades na empresa.

2. Preparar-se adequadamente para atuar no negócio da família:

Uma formação mínima deverá ser necessária para atuar na empresa, seja graduação, pós, MBA, sempre direcionada ao negócio. Se a família tem uma farmácia e o herdeiro deseja se formar em jornalismo, não vai ter lugar, porque o tipo de empresa exige uma formação mais técnica e especializada. Esta capacitação poderá também considerar experiências internas, através de rodízio de funções entre departamentos. Ou externas, inclusive em outras empresas do mesmo ramo ou outros segmentos, em que possa usar sua potencialidade, suas habilidades, conhecimentos e capacitação e ser cobrado por resultados, sem a proteção do “parentesco” ou “nome familiar”. As capacitações comercial, técnica, operacional, comportamental, além do domínio de línguas comerciais, como o inglês e espanhol, formarão um perfil amplo e multifuncional adequado aos dias atuais, num mercado sem fronteiras.


3. Colaborar para maior sinergia familiar pessoal e profissional:

Estimular debates saudáveis entre os familiares, mesmo quando ocorrerem em torno de temas críticos, como finanças, saída do negócio, conflitos...é importante agir sempre procurando manter a união entre irmãos, primos e outros parentes dentro do negócio da família, lembrando que o sucesso do negócio poderá ser a manutenção de relações saudáveis no clã familiar. Limpar o lixo emocional e cultural nas discussões de forma saudável e profissional, sem levar para casa problemas mal resolvidos por falta de consenso entre as partes.

4. Exercer papéis sociais na comunidade na qual convive:

Assumir responsabilidade social, nas atuações como indivíduo ou profissional no negócio da família. Llembrar que a comunidade e o meio ambiente não podem pagar por falta de investimento na proteção necessária que vai manter saudáveis natureza e pessoas....levar a empresa a buscar a sustentabilidade em sua atuação, buscando os processos de certificação possíveis e viáveis ao negócio (ISO 14000, SA 8000 ou outras, principalmente pelas mudanças nos processos e na cultura que serão provocadas quando da sua implantação. Plantar boas ações para colher bons resultados, é sua missão.

5. Contribuir na profissionalização da empresa da família:

Participar ativamente de cursos, palestras, seminários, feiras de negócios, onde possa absorver mais conhecimentos, desenvolver mais habilidades e capacitar-se mais rapidamente para o ambiente competitivo que as empresas enfrentam nos dias atuais...Sugerir e estimular outras pessoas a fazer o mesmo...estimular a criação de UC-Universidades Corporativas, de programas de auto-desenvolvimento (PAD), incorporando treinamentos externos e desenvolvendo talentos internos para multiplicar conhecimentos....buscar sempre meios para desenvolver mais os conhecimentos e capacitação dos herdeiros, visando profissionalizá-los e dar continuidade saudável aos negócios da família. Ser parte ativa na construção da estrada do futuro da empresa familiar, sem “cobrar pedágios particulares”.

Fonte: Revista Incorporativa

« Voltar

ÚLTIMOS ARTIGOS

5 TEMAS PARA TIRAR DO PAPEL E SE TORNAR UM EMPREENDEDOR DE ALTO I...

Cuidados com uso de redes sociais...

OS PERIGOS DE SE CONTRATAR UM FALSO CONTADOR...

MARKETING DIGITAL: CINCO ESTRATÉGIAS PARA AUMENTAR OS RESULTADOS ...

IRPF 2017| 10 DICAS PARA SAIR DAS GARRAS DO LEÃO...

SIMPLES NACIONAL – LOCAÇÃO DE BENS IMÓVEIS PRÓPRIOS...

MOTIVOS CAMPEÕES EM RECLAMAÇÕES TRABALHISTAS...

6 TÁTICAS INFALÍVEIS PARA FIDELIZAR CLIENTES...

TÉRMINO DO CONTRATO DE EXPERIÊNCIA...

COMO O LÍDER DEVE LIDAR COM A DEMISSÃO DO SEU MELHOR FUNCIONÁRIO?...