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6 TÁTICAS INFALÍVEIS PARA FIDELIZAR CLIENTES


A fidelização de clientes é um recurso que permite que uma empresa tenha um núcleo de consumidores fiéis, o que demostra qualidade de atendimento e alinhamento com o público-alvo. Existem diversas formas de fidelizar clientes. De acordo com o negócio, a fidelização tem como base aspectos distintos, como qualidade do atendimento, produtos diferenciados, baixo preço, dentre outros.
A fidelização de clientes proporciona diversos benefícios para um negócio, dentre eles a redução de custos, o aumento da qualidade e a difusão da marca pelos clientes. A redução de gastos acontece porque é mais barato manter um cliente por meio do atendimento, do preço e da qualidade do produto do que atrair novos consumidores para a marca.

Clientes fiéis exigem que os produtos mantenham um nível de qualidade. Dessa forma, a empresa deve trabalhar para superar as expectativas dos seus consumidores, aumentando a qualidade dos produtos e dos serviços oferecidos. Sendo assim, os clientes acabam se tornando propagadores da marca — e esse “boca a boca” pode atrair novos compradores.

Para fidelizar clientes, a empresa pode adotar diversas estratégias de marketing online, offline e deatendimento. Neste post, selecionamos 6 táticas que podem ser implementadas para ajudar a melhorar os resultados do seu negócio. Confira!

Crie um plano de fidelização

Uma estratégia de fidelização só pode ser executada com sucesso quando conta com um plano bem elaborado que sustenta as ações adotadas. Dessa forma, os objetivos e o público-alvo vão estar alinhados às táticas aplicadas.
Sendo assim, inicie a fidelização de clientes com um plano de ação claro, que tenha metas de curto, médio e longo prazo. Os clientes fidelizados podem representar até 65% do faturamento de uma empresa, ou seja, são parte de uma fatia fundamental para a saúde do negócio.

Priorize a qualidade do atendimento

O fator mais relevante para a fidelização dos clientes é a qualidade do atendimento, tanto no estabelecimento físico quanto no pós-venda.
A qualidade do atendimento está relacionada ao preparo e ao treinamento oferecido à equipe de vendas. Dessa forma, os funcionários são capazes de identificar as oportunidades durante o atendimento, conhecer as melhores abordagens, saber como lidar com reclamações e outras situações recorrentes no atendimento ao cliente.

Identifique os clientes fiéis

A fidelização também consiste em intensificar os laços com clientes já fiéis. Dependendo do segmento de atuação, existem diversas formas de “recompensar” seus clientes. Cupons de desconto, newslettersexclusivas, clube de fidelidade, ofertas únicas e convites para degustação/experimentação de novos produtos são algumas opções.

Utilize recursos de comunicação

A comunicação é muito importante no processo de fidelização de clientes. Por isso, é válido convidar autoridades em determinado tema para avaliar o seu produto, realizar degustações com escritores de revistas/veículos de comunicação do segmento e divulgar ações e eventos, por exemplo.
Lembre-se que fidelizar um cliente é ir além da experiência que ele vive com as outras marcas. Permita que o cliente saiba da importância que ele tem para o seu negócio por meio de ações ousadas e inovadoras.

Promova ações de marketing

Algumas ações de marketing digital são muito vantajosas para empresas que desejam fidelizar clientes. Entre as ações online que podem aumentar a relevância de um empreendimento frente aos seus clientes estão:
A criação de um site para divulgar sua marca e seus produtos.
A presença nas mídias sociais para criar um relacionamento com o cliente por meio de mensagens, fotos e recursos visuais.
O disparo de e-mails marketing e newsletters, que funcionam muito bem para divulgar ofertas, informar o cliente sobre novidades e convidá-lo para eventos, por exemplo.

Avalie a satisfação dos clientes

A melhor forma de saber se as suas táticas de fidelização de clientes estão funcionando é a avaliação dos próprios clientes sobre a empresa. Essas pesquisas podem ser feitas por meio de questionários, caixa de sugestões, SAC, mídias sociais e outros meios. Também é importante levar em consideração as sugestões, as críticas e os elogios dos clientes mais fiéis.

Fonte: Sage

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